Parece que eles já estão a testar hoje o mecanismo demoníaco :D
"Um grupo de físicos tentou travar o projecto junto do Tribunal de Direitos Humanos de Estrasburgo por se temer que esta experiência poderia colocar em risco toda a Humanidade. Defendiam que o LHC (Large Hadron Collider) poderia criar uma espécie de buraco negro que poderia 'engolir' a Terra. Os receios foram em vão.
O CERN é hoje o centro nevrálgico de uma das experiências mais ambiciosas jamais levadas a cabo em terra. O LHC, considerado o maior acelerador de partículas do mundo, vai simular um Big Bang subterrâneo. ...
Existe também uma enorme expectativa na descoberta da misteriosa "Partícula divina" (ou "partícula de Deus"), também denominado "bosão Higgs". É uma das últimas partículas "invisíveis" que falta completar no modelo teórico realizado pelos físicos e que explica a origem do Universo.
As evidências sobre a sua existência podem vir a encerrar um capítulo da ciência, mas abrir uma porta para outra realidade ainda desconhecida e assim encontrar finalmente a resposta à pergunta - «Por que razão a matéria tem massa?».
Mas o que afinal será feito?
Os físicos do CERN vão lançar protões de direcções opostas à velocidade da luz no núclçeo da máquina. Espera-se que as partículas subatómicas colidam 600 milhões de vezes por segundo.
Tudo acontecerá dentro do anel metálico do LHC que, no seu interior, deverá atingir uma temperatura de 271 graus abaixo de zero.
Após esta experiência o acelerador de partículas não mais vai parar. Nos próximos meses, os cerca de 10 mil cientistas de 500 centros de investigação, incluindo portugueses, têm pela frente cálculos e muito trabalho a ser feito.
Face aos receios de um possível apocalipse, o CERN foi obrigado a emitir um comunicado de imprensa no qual garante que a experiência é totalmente segura."
Fonte: http://ciberia.aeiou.pt/?st=10062
Até o Google alterou o logo para comemorar a data, só para verem a importância que isto está a ter.
carpe omnium
2 comentários:
É verdade! Também fiquei intrigado com esta notícia :D Muitíssimo interessante! Aliás, acho que até vou mandar um currículo para o CERN para ver se eles querem lá um burro para estágio profissional ^^
Um abraço!
Já lhe "ouvi" chamar a "experiência científica do século"! Não é de admirar que o logo do Google tenha mudado. Mas no 2010 já tinham falado do LHC, há alguns meses!
Enviar um comentário